sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Introdução aos Sacramentos: sinais visíveis do amor de Deus!

"E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" Mt 29, 19-20

Entender os sacramentos é o mesmo que começar a entender a nossa caminhada terrestre. Sabemos que cada etapa da vida se caracteriza por uma complementação única. Trocando em miúdos, significa dizer que para cada momento da vida temos um sacramento, isto tudo, por caridade divina. Confiamos nas doces palavras de Jesus que nos consola dizendo que estará para sempre conosco. E mais ainda, ele manda sinais visíveis de seu amor, para que nós consigamos caminhar na fé e na unidade. Algo que somente Deus nos oferece.

São sete o que conhecemos por sacramentos da nova lei¹, respectivamente: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio. E estes estão organizados da seguinte maneira: Sacramentos da Iniciação Cristã, Sacramentos de Cura e Sacramentos de Serviço e Comunhão com os fiéis.
                              

PRIMEIRA PARTE: SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ.
Os três primeiros sacramentos (Batismo, Confirmação e Eucaristia) fazem parte dessa classificação pois são os responsáveis pela inserção dos filhos de Deus na Comunidade Eclesial, a Igreja. Isto é, por meio destes sacramentos nos são apresentados a base da vida cristã e os fundamentos de nossa fé. "[...] Os fiéis, de fato, renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo Sacramento da Confirmação e, depois nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia." Paulo VI, const. ap. Divinae consortium naturae, cf. OICA, praenotanda 1,2."

SEGUNDA PARTE: SACRAMENTOS DE CURA.
Em seguida, exporemos os sacramentos de cura, que por sua vez, compreendem: Penitência e Unção dos Enfermos. Ainda estamos na caminhada terrestre, por isso necessitamos destes sacramentos. Se pelos primeiros sacramentos fomos inseridos à vida eclesial, pelos sacramentos da cura continuamos a nossa caminhada com mais força e vigor. Precismos de Deus, somos limitados e por esse motivo, somos frágeis. Jesus, o médico dos médicos cuida de nós. Concedendo-nos a cura para o corpo e para a alma.

TERCEIRA PARTE: SACRAMENTOS DE SERVIÇO E COMUNHÃO COM OS FIÉIS.  
Concluindo a introdução quanto aos sete sacramentos da Igreja, observamos essa terceira parte. Em síntese, esses sacramentos tem como função principal contribuir para a salvação de outras pessoas. Ao ponto que é dessa maneira que trabalhamos em comum unidade, pois todas as coisas devem ser comuns, inclusive as orações. Mas não somente as orações, mas também as práticas, pois já dizia São Tiago: "Assim também é a fé: sem as obras, ela está completamente morta." Tg 2, 17. A esta "divisão" estão inclusos os Sacramentos da Ordem e do Matrimônio.


* ¹ Catecismo da Igreja Católica 1210.


Nenhum comentário:

Postar um comentário