quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sacramento da reconciliação- Deus e sua misericórdia!


“E sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração” (Lc 1, 50)

Como se designa o sacramento da Penitência?   
O amor de Cristo revela-se no fato de Ele procurar quem está perdido e curar quem está doente. Por isso, são nos concedidos os sacramentos de cura e da regeneração, nos quais somos libertos do pecado e fortalecidos nas debilidades do corpo e da alma. [1420-1421] - (YOUCAT, 224)


Deus nos conhece e conhece também nossas fraquezas e limitações. Sabe que não temos a capacidade de agir sozinhos e por isso manda os seus instrumentos para a nossa ajuda e intercessão. Sabemos que existem SETE SACRAMENTOS e um deles é o SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO, pelo qual buscamos a absolvição plena dos nossos pecados, para nos reconciliarmos com Deus e com sua Igreja. Este sacramento, assim como todos, foi deixado pelo próprio Cristo a nós, e vamos saber o porquê agora


"Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: “Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.” (Jo 20, 22-23)

Somos, com frequência, criticados por confessar nossos pecados ao sacerdote. É preciso recordar, no entanto, que isso provém de m costume antiquíssimo com base nas Sagradas Escrituras. Todos os sacramentos foram instituídos por nosso Senhor. Isto é, surgiram a partir dele. Observe a seguinte passagem do Evangelho: 


Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares em volta do rio Jordão, iam ao encontro de João. Confessavam os próprios pecados, e João os batizava no rio Jordão.” (Mt 3, 6-6)

Nossos irmãos protestantes dizem que dizem que não é correto se confessar por que o sacerdote é um pecador. De fato, o padre é humano e por ventura, pecador. Mas ele, o sacerdote, recebeu de Deus a graça do ministério sacerdotal e é preparado para exercê-lo. Ele se prepara afundo para esse tipo de "trabalho" e, enquanto representante de Cristo, embaixador de Deus tem a autoridade necessária para que se consuma o ato da absolvição. O sacerdote é a melhor pessoa para nos ajudar nessas ou outras ocasiões. Ele nos escuta e não nos julga, nos aponta o caminho que devemos trilhar e  orienta. Outros ainda dizem que se confessam diretamente com Deus. Certo! Mas Deus, conta com seus instrumentos de exortação (os sacerdotes) e por meio deles, ele nos adverte e aconselha. E por meio dos homens que o próprio Deus, ao longo do tempo, vem mostrado a sua vontade: sejam pelos profetas ou até mesmo os apóstolos.


Alguns versos bíblicos

“Sendo assim exercemos a função de embaixadores em nome de Cristo e é por meio de nós que o próprio Deus exorta vocês” (II Cor 5, 20)

“Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação”  (II Cor 5,18)

Visto que somos colaboradores de Deus, nós exortamos vocês para que não recebam a graça de Deus em vão” (II Cor 6, 1)


“Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados." (Tg 5, 16)  


“Eu lhes garanto: tudo o que vocês ligarem na terra, será ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra, será desligado no céu” (Mt 18, 18)

"Feliz aquele cuja ofensa é absolvida, cujo pecado é coberto." (Sl 32, 1)

Procuremos a santidade que vem de Deus, como ele esmo nos adverte, buscando o Sacramento da Penitência. Confiemos na Divina Misericórdia e busquemos com frequência o perdão e a paz que amanam em abundância desse coração que é infinita misericórdia. E na alegria de termos sido perdoados, escultemos dando glória ao Deus da vida!

"Mas contigo está o perdão. Com Iahweh está o amor, e redenção em abundância." (Sl 130, 4a.7b) 



2 comentários:

  1. Muito bom... falar dos sacramentos que muitas veses nao sao dito na igreja ou em sua casa e muito produtivo pro ensino, eu gostei muito....

    ResponderExcluir